A ajuda de seu contador é imprescindível

Não há empresário que não se queixe da alta carga tributária e do grau de burocracia e exigências de informações solicitadas pelo Fisco. Afinal, para manter-se em dia, é preciso paciência, tempo, boa memória e estar sempre em busca de novidades tributárias. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), cerca de trezentas novas normas são editadas ou reeditadas por ano.

Para não se perder na ‘montanha de papéis’, prazos e valores, o empresário deve conversar com o seu contador, organizar-se a esse respeito, ter uma agenda de pagamentos e acompanhá-la freqüentemente.

Como agravante, a legislação é confusa. O contador torna-se o apoio seguro para que o empresário entenda como são os processos de tributação e quais tributos ele deve, ou não, pagar. O contador pode orientar, de forma didática, sobre todos os impostos. O empresário pode, ainda, criar um cronograma de datas para facilitar a vida da empresa.

Toda empresa deve ter um bom arquivo de documentos (guias, declarações e livros) para evitar problemas futuros de fiscalização. Importante lembrar que esses documentos devem ser conservados por um certo tempo, dependendo de cada tributo. A organização desse arquivo é fundamental para não causar situações desagradáveis com os fiscais e multas desnecessárias.

Apesar da organização dos documentos ser de responsabilidade do empresário, o contador pode auxiliá-lo nessa missão. Ele sabe os prazos de validade e a melhor forma de arquivamento: em papel ou em meio eletrônico.

De olho no fisco

• Marque reuniões periódicas com seu contador para esclarecimentos e orientações.

• Nessas reuniões, analise as informações da sua empresa e procure novas alternativas por meio de planejamento tributário.

• Tenha a documentação de sua empresa sempre à mão, de forma organizada e em dia.

• Faça um arquivo dos documentos, mas restrinja o número de pessoas com acesso a ele.

• Organize datas e procedimentos para preenchimento, envio e pagamento de impostos.

• Crie o hábito de registrar todas as atividades do negócio.

• Invista no treinamento dos funcionários que cuidam da parte legal e fiscal da sua empresa.